Grémio Footbal Porto Alegrense

Do famoso tricolor à novíssima Arena do Grémio Football Porto Alegrense

Grémio Footbal Porto Alegrense

Com novas soluções tecnológicas interativas e de multimédia, o Museu do Grémio – Hermínio Bittencourt é uma experiência cultural de entretenimento, envolvendo os visitantes na magia do futebol.

O Grémio Football Porto Alegrense é um clube de futebol brasileiro, da cidade de Porto Alegre, com mais de 100 anos de história.

Em dezembro de 2015 ocorreu a reabertura do renovado Museu do Grémio – Hermínio Bittencourt localizado na nova Arena Porto-Alegrense. Este novo espaço cultural pretende ser uma referência em termos expositivos em toda a América Latina.

O museu tem como objetivos preservar e apresentar a história do clube tricolor, os seus valores, as ideias (“espírito guerreiro do imortal”), a força e a paixão que ele representa na sociedade brasileira, apresentando uma dimensão desportiva, educativa, social e cultural preservando a memória e a identidade do universo gremista.

Nesta fase foram abertos 785 m2 de área expositiva distribuídos por dois pisos.

Uma das principais atrações é a Experiência Imersiva, um espetáculo multissensorial de 360º graus, em que o visitante sente-se parte integrante da história do Grémio e revive a emoção das grandes conquistas do clube.

Ao longo do percurso expositivo, é possível contemplar a vasta Galeria de Troféus que o clube ganhou ao longo da sua história; os Uniformes Históricos, desde o primeiro uniforme de 1903, até ao famoso tricolor, composto pelo azul celeste, o branco e o preto. Passar pela área da Torcida (adeptos) e sentir-se no meio da multidão gremista, ouvindo as suas histórias de amor ao clube, os sons das claques e a história do surgimento das claques do Grémio. E finalizar a experiência revisitando a história dos antigos estádios do clube e vislumbrando o futuro do clube no seu novo complexo desportivo e multiusos, a Arena do Grémio.

Com a reabertura do Museu, o clube quer aumentar o potencial turístico e comercial do espaço, e a sua inserção no tour da Arena, que atualmente atrai mais de 5 mil visitantes por mês, ganhará mais expressão para se tornar num dos principais pontos turísticos de Porto Alegre.

Ver projeto
Portal Oficial do Grêmio