MUSE - Museu FC Porto - artigo

Museu do FC Porto Nomeado para Melhor Museu Europeu do Ano

Museu FC Porto

Museu FC Porto by BMG está entre os museus nomeados para o European Museum of the Year Award, a mais importante distinção de museologia europeia atribuída pelo European Museum Forum.

Desenvolvido integralmente pela MUSE, o museu do clube já tinha sido distinguido em 2015 com o Prémio Inovação e Criatividade pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Reconhecido como um dos melhores museus da europa desde que abriu ao público em 2013, o museu do Futebol Clube do Porto, ao integrar a lista de nomeados para melhor museu europeu do ano, recebe uma das mais importantes distinções europeias.

O Prémio Inovação e Criatividade pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) reconhece a inovação e criatividade das soluções expositivas e dos recursos museográficos para contar mais de um século de história do Clube.

Os prémios EMYA, que existem desde 1977, sob o patrocínio do Conselho da Europa, têm como objetivo a promoção e reconhecimento do trabalho dos museus na preservação e divulgação da herança cultural dos estados-membros da União Europeia.

Seguindo as Estrelas – Uma viagem ao clube e à sua identidade, memória, conhecimento e paixão
ao longo de um percurso expositivo com 27 núcleos temáticos ao longo de quase 8 mil metros quadrados.

O museu FC Porto, que sintetiza uma História de Paixão e o Caminho das Estrelas, é considerado como um dos mais inovadores museus desportivos, sendo apontado como um exemplo de referência a nível internacional.

Da ideia inicial até à gestão de projeto e execução, passando por todas as componentes – museologia, arquitetura, design, museografia, tematização, produção de conteúdos e audiovisuais, engenharia multimédia, engenharia e construção – o Museu FC foi pensado, desenhado, concebido e executado totalmente pela equipa da MUSE.

Com quase 8 mil metros quadrados, divididos em 27 áreas temáticas expositivas, auditório, loja, cafetaria e restaurante, apresenta um conceito expositivo que privilegia a interação com os visitantes, tanto a nível físico como cognitivo. Recorrendo à utilização de novas tecnologias digitais e de imersão, o museu no seu conjunto proporciona aos visitantes uma experiência de interatividade muito intensa e emotiva.

A experiência multimédia das grandes vitórias da equipa de futebol, relembrando as mais ilustres e amadas figuras do clube, o contacto próximo com um acervo de documentos raros e ainda com os principais troféus conquistados que moldaram o caráter invicto do FC Porto, são alguns dos pontos altos que se destacam no percurso da exposição.

Cada momento deste percurso está concebido para assinalar acontecimentos-chave, marcos essenciais da identidade do clube e da sua comunidade.

Com soluções artísticas, plásticas e tecnológicas completamente originais e inovadoras, os núcleos museográficos estão articulados com espaços de transição que estabelecem uma interligação com as zonas específicas alusivas a cada temática. No centro da experiência, existe um núcleo – praça central que alberga as peças-âncora – cerca de uma centena dos mais importantes troféus a nível do futebol nacional e as sete grandes taças internacionais que o clube venceu em outras tantas cidades mundiais.

– Nomeado para Melhor Museu Europeu do Ano – European Museum of the Year Award (EMYA) – 2016
– Prémio Inovação e Criatividade – Associação Portuguesa de Museologia (APOM) – 2015

Inaugurado a 28 de Setembro de 2013, dia do 120.º aniversário do clube, o Museu convida-nos a percorrer não apenas a história, mas a conhecer também a mística do FC Porto. Essa mística vencedora – resultado do saber da ambição, competência, rigor e paixão. Tanto adeptos com amantes das modalidades experimentam essa mística nos diferentes núcleos museográficos desenhados para emocionar todas as idades.

O Museu do Futebol Clube do Porto é uma experiência única, um lugar de partilha de memória, conhecimento e paixão, um espaço grandioso do ponto de vista cultural que une sócios, adeptos e amantes do futebol num projeto de cidadania e desporto que vai muito além do clubismo.

Ver projeto
Ver a reportagem sobre a ECA – Porto Canal

Prémios:
Nomeado para Melhor Museu Europeu do Ano – European Museum of the Year Award (EMYA) – 2016
Prémio Inovação e Criatividade – Associação Portuguesa de Museologia (APOM) – 2015
Ler mais


Espaço recebe o prémio

Travellers’ Choice 2018 TripAdvisor
O Museu FC Porto foi distinguido com o prémio Travellers’ Choice 2018 do TripAdvisor.
A distinção máxima do TripAdvisor é atribuída anualmente a 1% das melhores empresas de diferentes categorias do setor de turismo a nível mundial.
Ler mais


Nacional

Melhor Atração em Portugal nos Remarkable Venue Awards
O Museu FC Porto, em conjunto com o Estádio do Dragão, foi esta terça-feira designado Melhor Atração em Portugal nos Remarkable Venue Awards, atribuídos por uma plataforma ‘online’ dos Países Baixos, concorrendo agora a um prémio internacional
Setembro 2022
Ler mais


Internacional

Melhor Atração Internacional nos Remarkable Venue Awards
O Museu FC Porto, em conjunto com o Estádio do Dragão, foi hoje designado como Melhor Atração Internacional nos Remarkable Venue Awards, atribuídos por uma plataforma “online” de bilhética dos Países Baixos, depois de já terem vencido em Portugal.
Novembro 2022
Ler mais