MUSE - Museu FC Porto - artigo

Museu do FC Porto Nomeado para Melhor Museu Europeu do Ano

Museu FC Porto

Museu FC Porto by BMG está entre os museus nomeados para o European Museum of the Year Award, a mais importante distinção de museologia europeia atribuída pelo European Museum Forum.

Desenvolvido integralmente pela MUSE, o museu do clube já tinha sido distinguido em 2015 com o Prémio Inovação e Criatividade pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Reconhecido como um dos melhores museus da europa desde que abriu ao público em 2013, o museu do Futebol Clube do Porto, ao integrar a lista de nomeados para melhor museu europeu do ano, recebe uma das mais importantes distinções europeias.

O Prémio Inovação e Criatividade pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) reconhece a inovação e criatividade das soluções expositivas e dos recursos museográficos para contar mais de um século de história do Clube.

Os prémios EMYA, que existem desde 1977, sob o patrocínio do Conselho da Europa, têm como objetivo a promoção e reconhecimento do trabalho dos museus na preservação e divulgação da herança cultural dos estados-membros da União Europeia.

Seguindo as Estrelas – Uma viagem ao clube e à sua identidade, memória, conhecimento e paixão
ao longo de um percurso expositivo com 27 núcleos temáticos ao longo de quase 8 mil metros quadrados.

O museu FC Porto, que sintetiza uma História de Paixão e o Caminho das Estrelas, é considerado como um dos mais inovadores museus desportivos, sendo apontado como um exemplo de referência a nível internacional.

Da ideia inicial até à gestão de projeto e execução, passando por todas as componentes – museologia, arquitetura, design, museografia, tematização, produção de conteúdos e audiovisuais, engenharia multimédia, engenharia e construção – o Museu FC foi pensado, desenhado, concebido e executado totalmente pela equipa da MUSE.

Com quase 8 mil metros quadrados, divididos em 27 áreas temáticas expositivas, auditório, loja, cafetaria e restaurante, apresenta um conceito expositivo que privilegia a interação com os visitantes, tanto a nível físico como cognitivo. Recorrendo à utilização de novas tecnologias digitais e de imersão, o museu no seu conjunto proporciona aos visitantes uma experiência de interatividade muito intensa e emotiva.

A experiência multimédia das grandes vitórias da equipa de futebol, relembrando as mais ilustres e amadas figuras do clube, o contacto próximo com um acervo de documentos raros e ainda com os principais troféus conquistados que moldaram o caráter invicto do FC Porto, são alguns dos pontos altos que se destacam no percurso da exposição.

Cada momento deste percurso está concebido para assinalar acontecimentos-chave, marcos essenciais da identidade do clube e da sua comunidade.

Com soluções artísticas, plásticas e tecnológicas completamente originais e inovadoras, os núcleos museográficos estão articulados com espaços de transição que estabelecem uma interligação com as zonas específicas alusivas a cada temática. No centro da experiência, existe um núcleo – praça central que alberga as peças-âncora – cerca de uma centena dos mais importantes troféus a nível do futebol nacional e as sete grandes taças internacionais que o clube venceu em outras tantas cidades mundiais.

– Nomeado para Melhor Museu Europeu do Ano – European Museum of the Year Award (EMYA) – 2016
– Prémio Inovação e Criatividade – Associação Portuguesa de Museologia (APOM) – 2015

Inaugurado a 28 de Setembro de 2013, dia do 120.º aniversário do clube, o Museu convida-nos a percorrer não apenas a história, mas a conhecer também a mística do FC Porto. Essa mística vencedora – resultado do saber da ambição, competência, rigor e paixão. Tanto adeptos com amantes das modalidades experimentam essa mística nos diferentes núcleos museográficos desenhados para emocionar todas as idades.

O Museu do Futebol Clube do Porto é uma experiência única, um lugar de partilha de memória, conhecimento e paixão, um espaço grandioso do ponto de vista cultural que une sócios, adeptos e amantes do futebol num projeto de cidadania e desporto que vai muito além do clubismo.

Ver projeto


Reportagem sobre a ECA – Porto Canal