MUSE - Aquário dos Açores - projeto da fachada

Azores Aquarium – Viagem imersiva ao mar dos Açores

Aquário dos Açores

O Aquário dos Açores é um espaço inteiramente dedicado à descoberta, interpretação e conservação do admirável Mar do Açores e de toda a riqueza do património oceânico e da biodiversidade marinha do Arquipélago dos Açores.

O projeto integral, contemplando os projetos de arquitetura e de museografia, foi desenvolvido pelas equipas da MUSE em colaboração com as equipas do Estúdio de Arquitetura Alvaro Planchuelo e da empresa açoriana Picos de Aventura.

Inspirado na magia do Mar dos Açores e nas suas características únicas, o complexo arquitetónico do Aquário dos Açores pretende afirmar-se como um marco em si mesmo. O conceito arquitetónico representa o elemento simbólico mais característico da geografia marinha dos Açores – a forma de um vulcão ou monte submarino – materializado numa grande estrutura octogonal de basalto e que é representativa da parte emergida de um vulcão. O resultado forma um conjunto uniforme de grande força cenográfica, com mais de um milhão de litros de água.

O edifício com cerca de 3 mil metros de área construída vai estar situado nas águas da marina poente das Portas do Mar, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. O complexo que recorre a materiais modernos e explora transparências e reflexos estará assente numa plataforma colocada no mar e que está ligada por três passadeiras ao passeio marítimo.

Composto por um edifício octogonal, um oceanário-aquário, com um tanque principal e 10 tanques temáticos, um conjunto de salas de interpretação e de exposição permanente, o Aquário dos Açores vai revelar ao público a extraordinária geografia, geologia e relevo do Mar dos Açores e a sua enorme diversidade de biótopos, ecossistemas, paisagens, habitats e espécies de fauna e flora.

O percurso expositivo, com cinco salas interpretativas e duas zonas de aquário, vai recriar uma impressionante viagem virtual que conta as principais características do mar açoriano, desde a sua localização até aos fundos abissais. O conceito global da exposição tem como objetivo proporcionar um trajeto didático, informativa e lúdico, conseguindo proporcionar uma experiência fortemente sensorial, recorrendo a suportes expositivos imersivos, interativos e de grande formato, em sintonia com sistemas de som e de luz envolventes.

A componente museográfica tem como principal objetivo gerar a participação direta dos visitantes, envolvendo-os na interação e transmissão dos conteúdos e das atividades.

A comunicação da riqueza do património oceânico e biodiversidade marinha do Arquipélago desenrola-se em torno das temáticas principais:
– O Mar desde a Superfície;
– A Dorsal Mesoatlântica;
– Rochas na Costa;
– À descoberta do Vulcão;
– Viagem ao Fundo Abissal;
– A Ciência e o Mar;
– A Cultura do Mar – Tradição e Futuro

A coleção viva do Aquário-Oceanário vai apresentar um conjunto espetacular representativo das espécies do Mar dos Açores, privilegiando as espécies que apresentam boas condições de manutenção em cativeiro, garantindo o maior grau de liberdade possível dentro dos seus ecossistemas naturais e um contacto direto entre o público e as espécies.

O complexo integra também um auditório para 90 a 100 pessoas, um laboratório científico-pedagógico, uma doca de recuperação de mamíferos marinhos, um espaço de natação terapêutica, um centro de mergulho e um centro de observação de baleias.

Como estruturas de apoio, existirão uma cafetaria, um restaurante gourmet submarino, um bar com terraço panorâmico e uma área de loja.

Estimando-se cerca de 200 mil visitantes por ano, o Azores Aquarium, aliando o conhecimento científico do mar à tecnologia, será um equipamento único nos Açores e um valioso polo de desenvolvimento da região, com particular relevo no turismo e na economia do mar.

Em linha com as orientações de desenvolvimento sustentável da Região Autónoma dos Açores, o Aquário posiciona-se como um parque temático de referência a nível nacional e internacional. Cada exposição será projetada para promover a consciência sobre a vida animal, os seus habitats e a conservação do ambiente marinho, promovendo a educação, pesquisa e práticas sustentáveis.

Ver Projeto