Pavilhão de Angola – Prémio Melhor Pavilhão Expo Milão 2015

Comissaria Assis Africano

Expo Milano 2015

O Pavilhão de Angola, com 5 prémios e um record absoluto de 2 milhões de visitantes, é o grande vencedor em todas as categorias, na Expo Milão 2015.

Após 184 dias de exposição, a Expo Milão 2015 que elegeu o tema “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida” chega ao fim, com o pavilhão angolano a culminar uma admirável campanha, atingindo um amplo reconhecimento e conquistando cinco importantes prémios.

Entre estes, o Prémio de Melhor Pavilhão da Exposição Mundial Milão 2015, atribuído pela Class Expo Pavilion Heritage Awards, competição que distingue o pavilhão que melhor soube comunicar e interpretar o TEMA da EXPO “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida” e que maior legado deixa para o futuro da humanidade.

O concurso, organizado pela Class Editori e Laureate International Universities, tem por base a avaliação de estudantes de todo o mundo e de reputados especialistas de design e arquitetura, e tem como objetivo distinguir os projetos que mais contribuem para a inovação na arquitetura e no design, nas vertentes da funcionalidade e da sustentabilidade.

O Pavilhão de Angola recebeu ainda o Prémio Especial (WAA) pela Associação Mundial de Agronomia, atribuído em conjunto com a Ordem Italiana dos Engenheiros Agrónomos e Florestais, na competição Class Expo Pavilion Heritage Awards. Nesta competição, o superou os favoritos, conseguindo o 1.º lugar, à frente do Pavilhão Zero, em representação da ONU e FAO, e do Pavilhão de Israel.

Angola recebeu também a Medalha de Prata do Bureau International d’Expositions, prémio que é considerado um dos mais importantes da exposição, conquistando o segundo lugar na categoria para Melhor Desenvolvimento do Tema da Exposição, centrada nas práticas de alimentação e de nutrição.

A Medalha de Ouro Institucional atribuída ao Steering Committee da Expo pelo BIE – Bureau International d’Expositions foi entregue à presidente do comité diretor dos comissários-gerais e também comissária-geral de Angola, Albina Assis Africano. Com o reconhecimento do excelente trabalho à frente da estrutura coordenadora dos comissários-gerais dos 145 países participantes, a comissária angolana foi a primeira africana a receber uma distinção deste nível no seio do BIE.

O prémio especial WE – Women for Expo com a colaboração da ARC VISION – Women and Architecture, uma iniciativa especial da EXPO e do Italcementi Group que reconhece o contributo das mulheres arquitetas foi atribuído à arquiteta Paula Nascimento, membro da equipa responsável pelo projeto do Pavilhão de Angola.

O projeto arquitetónico e museológico

A direção do projeto arquitetónico e museológico é da Atlantic Alliance | MUSE, que operou numa lógica de conceito chave-na-mão, tendo colaborado na conceção, arquitetura e design, museografia, produção de conteúdos e audiovisuais, engenharia, construção e tematização, coordenando uma equipa multidisciplinar e multinacional de profissionais.

A estrutura do pavilhão dá especial atenção à utilização de materiais sustentáveis e pode ser desmontada.

Com uma equipa experiente e um portfólio que inclui 23 pavilhões em 6 exposições mundiais e vários prémios internacionais, a MUSE é especialista em consultoria cultural e desenvolvimento de projetos em museus, exposições, parques temáticos e outros espaços culturais.

Ver projeto